sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

ANGOLA 5

DANÇA:
A dança em Angola distingue diversos géneros, significados, formas e contextos equilibrados a vertente recreativa com a sua condição de veículo de comunicação religiosa, curativa, ritual, e mesmo de intervenção social.

MERENGUE:
O merengue angolano (baseado nao Dominicana )na qual um dos pés marca o tempo e o outro é arrastado no chão. Em sua origem foi uma dança crioula , e sua primeira referência escrita data do SEC. XIX O estilo mais popular do merengue é habitualmente interpretado por um amplo conjunto de instrumentos que inclui vários saxofones, acordeões, trompetas e teclados com vocalistas divertidos. Ao nível coreógrafo , o merengue apresenta passos fáceis e rápidos, dançados por casais entrelaçados

KAZUKUTA é uma dança de sapateado lento, seguido de oscilações corporais, firmando-se o bailarino, ora no calcanhar, ora na ponta dos pés, apoiando-se sobre uma bengala ou guarda-chuva. Os tocadores usam instrumentos como latas, dikanzas, garrafas, arcos de barril e, para algumas variações rítmicas, a corneta de latão e caixa corneta. Os bailarinos trajam-se de calças listadas e casacas devidamente ornamentadas, representando alguns postos do exército, cobrindo o rosto com uma máscara, representando alguns animais, para melhor caricaturar jocosamente o inimigo (o opressor).

SEMBA é uma dança de salão Angolana Urbana. Dançada a pares, com passadas distintas dos cavalheiros, seguidas pelas damas em passos totalmente largos onde o malabarismo dos cavalheiros conta muito a nível de improvisação. O Semba caracteriza-se como uma dança de passadas. Não é ritual nem guerreira, mas sim dança de divertimento principalmente em festas, dançada ao som do Semba. Uma dança de cadencia rítmica ligeiramente acelerada.

EFUNDULA é a maior festa das raparigas na puberdade, e da circuncisão entre os Lunda tchokwe com um grande batuque designado txissela. Durante o qual é da regra a maior liberdade entre os dois sexos.
Esta dança actual, evoca bastante a conhecida pintura pré-histórica de cônsul (lerida), figurando mulheres dançando ritualmente em tomo de um sátiro, o que traduz a manifestação do culto de fertilidade.


KIMUALA é dança dedicada ao espírito Dinyânga(caçador) exibida por ocasião da morte de um grande mestre de caça.Nas regiões de Viana e Ilha de Luanda o mesmo tipo de dança é denominado Mabalakata.O seu estilo rítmico deu lugar ao tipo de dança Semba no carnaval luandense.


REBITA É um gênero de música e dança de salão angolana que demonstra a vaidade dos cavalheiros e o adorno das damas. Dançada em pares em coreografias coordenadas pelo chefe da roda, executam gestos de generosidades gesticulando a leve cidade das suas damas, marcando o compasso do passo da massemba. O charme dos cavalheiros e a vaidade das damas são notórios; enquanto dança se vai desenvolvendo no salão as trocas de olhares e os sorrisos entre o par são freqüentes. É dançada em marcação de dois tempos, através da melodia da música e o ritmo dos instrumentos.

KIZOMBA Kizomba é uma terminologia Angolana da expressão lingüística Kimbundo que significa"festa" surgido em angola na década de 80 sendo uma fusão do semba (um predecessor do samba) com outros estilos musicais, a saber o Zouk. É dançado idealmente acompanhado por um parceiro, muito próximo um do outro e lentamente, podendo também ser rapidamente. Exige uma grande flexibilidade nos joelhos, devido à exigência freqüente dos casais( pares) se movimentarem de cima e para baixo lembrando uma verdadeira música de salão. A influência do kizomba de Angola é sentida na maioria da África Lusófona e em Portugal..
KUDURO Estilo de música e dança Angolana. Dança recreativa de exibição individual ou em grupo. Fusão da música batida, com estilos tipicamente africanos, criados e misturada por jovens Angolanos, entusiastas e impulsionadores do estilo musical, adaptando-se a forma de dançar, soltando a anca para os lados em dois tempos sutilmente, caracterizando o movimento do bailonço duplo.Da dança Sul-Africana denominada “Xigumbaza”, que significa confusão, que era dançada pelos escravos mineiros, enquanto trabalhavam mudos, e surdos só as vozes das botas se faziam ouvir como um canto de revolta, adaptando-se ao estilo musical Kuduro.

TARRACHINHA é uma das danças modernas da Angola moderna. Ao contrário da Kizomba


http://calengavilaverde.bloguepessoal.com/92011/Aprender-a-dancar-Merengue/ ( Merengue)

http://www.youtube.com/watch?v=4CkXhtw7UNk ( Kuduro )

http://www.youtube.com/watch?v=AS-nrZoDmdE ( kizomba)

Sem comentários:

Enviar um comentário