sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

ANGOLA 4

GASTRONOMIA:

A gastronomia angolana é muito influenciada pela cozinha Portuguesa e pelos métodos culinários de Moçambique. Atualmente, a cozinha angolana é famosa por combinar e misturar sabores e métodos da cozinha, portuguesa e africana.



O prato típico de Angola é o funge, uma espécie de polenta cremosa feita com farinha de mandioca ou de milho.

O acompanhamento pode ter: a quizaca (folhas do pé de mandioca maceradas, cozidas e temperadas); o peixe fresco cozido (ensopado); o peixe seco cozido ou assado; a galinha de cabidela (ao molho pardo); a muamba (prato à base de galinha, jinguba (amendoim), quiabos e outros temperos); ou o feijão preparado no óleo de palma (tipo de azeite de dendê), entre outros.


Algumas Receitas

Muamba de Peixe
Ingredientes:300 grs de abóbora250 grs de quiabos1,5 kg de corvina ou garoupa2 cebola2 berinjela2 dentes de alhoSal Pimenta (gindungo)2dl de óleo
ConfecçãoDepois do peixe arranjado corta-se às postas.Leva ao lume num tacho o óleo-de-palma, a cebola e os dentes de alho picado.Assim que a cebola alourar um pouco, junta-se os quiabos cortados ao meio, assim como as berinjela descascadas e cortadas e cortadas aos cubos e a abóbora aos quadros.Deixa-se refogar um pouco mexendo.A diciona-se um pouco de água e põe-se o peixe, o gindungo e tempera-se de sal.Deita-se mais um pouco de água e deixe-se o peixe cozer (+-10 min). Sirva acompanhada com funje.

Quizaca
Ingredientes:1/2 kg de couve usada para caldo verde ou de espinafre1/2kg de camarão2 cebolas grandes4 dentes de alho2 colheres de sopa de azeite4 colheres de sopa de pasta de amendoim (jinguba)Sal q.b
Confecção:Lava-se muito bem a couve ou o espinafre, dá-se uma fervura e escorre-se a água.Leva-se um recipiente ao lume brando com azeite, as cebolas cortadas aos pedaços muito pequenos, os dentes de alho cortados da mesma forma e sal q.b.A parte, frita-se o camarão e corta-se aos pedaços.Mistura-se ao refogado e deixa-se cozer, acrescentando ao mesmo tempo a pasta de amendoim, diluída em uma chávena de água tépida.Deixa-se cozer até ficar soltinha.Acompanha qualquer prato de carne ou peixe.

OBS: Quizaca são folhas de mandioqueira.

Calulu de Peixe Seco

Ingredientes:1 kg de peixe seco1 kg de peixe fresco1 kg de rama de batata doce (folhas tenras) ou espinafre1 cebola grande3 tomates2 dentes de alho500 grs de quiaboSal2 copos de óleo de palme(óleo de dendê)
Confecção:Demolha-se o peixe seco (como se fosse bacalhau), mas sem deixar sair o sal todo.Tempera-se o peixe fresco com alho, sal e vinagre ou limão de preferência.Numa panela, vai-se intercalando, um pouco de peixe seco, um poço de peixe fresco, cebola cortada aos pedaços, tomate, quiabos e espinafre ou folha de batata doce e corgete até acabar.Junta-se o óleo de palma e leva-se a cozer em lume médio até estar tudo bem cozido.Serve-se com funje (pirão ou angu) e ou feijão de óleo de palma.

Feijão de Óleo de Palma
Ingredientes:1 litro de feijão1,5de água2,5dl de óleo de palmasal
ConfecçãoDepois de ter estado de molho, lava muito bem o feijão.Coloca-se o feijão a cozer num tacho (panela) com 1,5 L de água.Quando estiver meio cozido, deita-se meia chávena de óleo de palma, deixando então cozer completamente.Depois deita-se o resto do óleo, mexe-se para não agarrar e pode-se esmagar um pouco o feijão para engrossar.Deixe-se cozer o resto do óleo em lume brando.De vez enquando é conveniente “dar uma volta ao feijão” para que este não agarre no fundo da panela.Docemente para não esmagar!Deixe apurar e retificar os temperos.
Serve-se com farinha de mandioca torrada.Quem gosta pode espalhar por cima do feijão.Também pode acompanhar com banana ou mandioca cozida.

Muamba de Galinha

Ingredientes:1 galinha15 dendéns100 gr de abóbora carneira12 quiabos médios e tenros1 dl de azeite2 cebolas2 dentes de alhoSal e gindungo
ConfecçãoCorta-se a galinha depois de limpa e esfrega-se com o sal, o alho e o gindungo pisado. Põe-se num tacho com a cebola picada e o azeite e deixa-se alourar.Cozem-se os dendéns à parte, logo que estejam cozidos, escorre-se a água e esmagam-se para separar os caroços.Deita-se cerca de 1 litro de água morna aos poucos, espreme-se bem e côa-se.Depois desta operação ficamos com cerca de 2 litros de água.Adiciona-se à galinha e deixa-se cozinhar misturando a abóbora e por fim os quiabos.Depois de cozido, serve-se com funge.

Galinha de Cabidela
Ingredientes: 1 galinha 3 colheres sopa de vinagre 4 tomates 1 cebola 2 dentes de alho 1 folha de louro óleo q.b. sal e pimenta branca à gosto
Confecção:Mate a galinha e aproveite o sangue, ao qual se dever misturar o vinagre para não coagular. Corte a galinha em pedaços pequenos e lave-a bem.Leve ao lume a galinha com o tomate, a cebola cortada em rodelas, a folha de louro, o óleo, o alho picado com um pouco de sal e leva-se a cozer em lume brando. Depois de cozida a galinha, junte o sangue e leve novamente ao lume, para deixar cozer durante alguns minutos, até apurar o molho.Sirva com arroz branco.

Galinha de Angola ao sal
4 kg de sal marinho puro ou: preparar uma massa em volume adequado com 1 kg de sal grosso e a massa de dois kg de farinha de trigo e água
Preparar a galinha de angola para assar. Seus miudos, pontas da asa, pescoço, os pés.a moela e o fígado são ingredientes utilizadas a parte como pequenas entradadas: o paté de miudos e a geléia salgada. Forrar com papel de alumínio o fundo e os lados de uma panela grande de ferro. Colocar no interior uma boa camada de sal marinho puro (ou a massa de sal grosso). Colocar no centro a ave, o peito para baixo. Cobrir completamente com o resto do sal, (ou a massa de sal grosso), dobrar o papel de alumínio sobre ela, para fechar tudo. Levar a panela ao forno muito quente (250° à 280°) durante 1 hora e quinze minutos. Para servir, desformar sobre uma travessa o bloco da massa de sal que se formou. Tirar o papel de alumínio, quebrar o bloco e assim deverá estar dourado no ponto. Aromatizado principalmente pelo iodo que se encontra no sal, seu sabor é incomparável e a carne das mais suculentas

SOBREMESAS:

Dendém Açucarado
Ingredientes:500 gr de dendém sombo150 gr de açúcarQ.b de água
Confecção:Obtido o dendém ao gosto, cortam-se os extremos, depois de lhe dar uma lavagem.Num pequeno recipiente põe-se o açúcar e uma pequena porção de água ao fogo até o açúcar derreter.Em seguida, põe-se os dendéns dentro do recipiente e deixa-se cozer até a calda ficar um pouco espessa.Tiram-se os dendéns da panela e deixa-se arrefecer num prato.

PARACUCA
INGREDIENTES:
1 KG. DE GINGUBA NATURAL (SEM SER TORRADA)
1 KG. DE AÇÚCAR
1 LT. DE ÁGUA


PREPARAÇÃO:
Deitam-se todos os ingredientes numa panela e leva-se ao fogão em lume brando.
Depois de levantar fervura, vai-se mexendo com uma colher de pau, sempre lentamente.
Continua-se a mexer, até que a paracuca esteja pronta e bastante solta.
ESPALHA-SE A PARACUCA NUM TABULEIRO PARA ARREFECER.

CREME DE ABACATE
INGREDIENTES:
6 ABACATES
1 CÁLICE DE VINHO DE PORTO
AÇÚCAR A GOSTO

PREPARAÇÃO:
Corta-se as abacates em 2 metades e tira-se o caroço de cada um, a seguir retira-se com
uma colher, a polpa dos abacates e deita-se numa taça.
Seguidamente acrescenta-se algum açúcar e com a varinha mágica, transforma-se a polpa
dos abacates em creme.
Quando o preparado estiver creme, rectifica-se o açúcar (a gosto) e acrescenta-se o cálice
de vinho do Porto.
Mexe-se mais um pouco para o creme ficar bem misturado e coloca-se no frigorifico.
Serve-se frio em pequenas taças.

Angola – Culinária in:
http://www1.folha.uol.com.br/folha/turismo/africa/angola-culinaria.shtml http://www.gastronomias.com/lusofonia/ang003.htm
http://www.gastronomias.com/lusofonia/angola.html
http://culinaria.weblog.com.pt/arquivo/143070.html
http://www.nexus.ao/culinaria/ver_rec.cfm?m_id=87





KIMBOMBO: É semelhante à KISSANGUA, porém com teor alcoólico mais elevado, devido ao tempo de fermentação da casca da fruta (mais de 2 dias).

MARUFO: É o “vinho de Palma”, bebida alcoólica estraída da palmeira. Que também é feita a partir do processo de fermentação da matéria prima. Também fica mais ou menos forte, de acordo com o tempo de fermentação.

BIBIDI: É uma aguardente apreciada na região específica de M’Banza Congo e é uma “Cachaça de Cajú”.

CAPURROTO ou CAPUCA: É uma bebida alcoólica destilada a partir do açúcar, só que tem uma característica muito peculiar. É acrescido ao açúcar fermentado “Carvão de pilha” (dentro das pilhas existe um carvão que separa as cargas é esse carvão que é retirado das pilhas e introduzido na CAPUCA, vindo a dar um efeito “Enlouquecedor”.

CACHIPEMBE: Bebida alcoólica (Aguardente) destilada a partir da fermentação de farelo de milho, açúcar e fermento.

Sem comentários:

Enviar um comentário